quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ora pró nobis - A "carne dos pobres" 25% de proteínas

Conheci essa plantinha este ano, através de uma cliente que me presenteou com uns galhos espinhentos com folhas suculentas, dizendo para eu acrescentá-las à massa de pães e bolos ou refogados com carne ou ainda no preparo de farofas. Enfiei uns galhinhos na terra e hoje tenho várias mudas(quem quiser, é só pedir...).
Suas folhas, desidratadas, contém 25,4% de proteína; vitaminas A, B e C; minerais como cálcio, fósforo e ferro. É uma planta que merece atenção especial por seu alto valor nutritivo e facilidade de cultivo, inclusive doméstico e por apresentarfácil digestão, pode ser usadas de diversas formas.
Já coloquei em pães e bolos após triturá-las no liquidificador. Conforme a quantidade, a cor da massa fica meio esverdeada, mas o sabor quase não muda. As folhas podem também enriquecer saladas, refogados, sopas, omeletes, tortas ou mesmo dar mais riqueza ao nosso velho arroz-com-feijão.
Parece que o cultivo mecanizado e o processamento industrial do ora-pro-nobis poderiam representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade. No entanto, essa planta é pouco conhecida. Ela poderia integrar planos de governo na recuperação de áreas degradadas e no combate à fome, mas os políticos são cegos para o que o povo precisa. Assim, enquanto o ora-pro-nobis não desperta interesse no plano governamental, o cultivo doméstico pode representar o primeiro passo para a abertura de uma nova alternativa para as regiões áridas. Os estudos para o desenvolvimento genético dessa planta poderiam trazer grandes benefícios, mas enquanto isso não acontece, o ora-pro-nobis pode ser cultivado em jardins e quintais, onde suas propriedades nutricionais e ornamentais têm a oportunidade de ser exploradas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário